sexta-feira, 13 de abril de 2012

História Secretariat...

Secretariat - Uma História Impossível



O filme é da Disney e aborda os dias de glória de um cavalo vencedor. Mas não... não é aquela típica história do renegado que se supera e brilha no final. Secretariat - Uma História Impossível é, sim, um filme sobre um cavalo que sempre foi o favorito para ganhar corridas e, confirmando as previsões, arrebentou a cada páreo.

Baseado em fatos reais, o filme pega desde o nascimento do cavalo – Secretariat – até a vitória em 1973 da Tríplice Coroa, as provas Kentucky Derby, Preakness Stakes e Belmont Stakes. É claro que há sempre o clima de expectativa, se o bicho vai correr bem ou não. Mas ao final vemos que, mais do que vencer, o cavalo arrasou os concorrentes (não estou antecipando o fim, mas apenas contando algo óbvio).

Para muitos especialistas Secretariat é ainda hoje o maior cavalo de corrida de todos os tempos. Mostrar um filme sobre cavalo, mesmo que histórico, pode ficar chato. Por isso, a vida de sua proprietária, Penny Chenery (interpretada por Diane Lane), é também focada. Ela brigou com a família e largou tudo para que Secretariat entrasse nos páreos. Apostou numa barbada e se deu bem.

John Malkovich, que interpreta o treinador do cavalo, mais uma vez arrebenta. Só sua pose e suas roupas já valem. Os extras são muitos bons, já que mostram os verdadeiros personagens, incluindo Secretariat, que morreu em 1989, vítima de laminite (inflamação das lâminas sensíveis dos cascos). Aliás, é nos extras que aparece o segredo do animal, “um segredo guardado em seu coração” (veja e entenda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário