quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Doma Racional ><..

Embuçalar

Apartar-se o cavalo conduzindo-o para uma mangueira ou um redondel.O domador entra para a mangueira com calma,procurando fazer com que o potro atenda.tudo deve ser feito sem pressa,com muita tranquilidade.
O Animal naturalmente tentar se afastar,o domador deve acompanhá-lo durante a sua suposta fuga.como estará em um redondel,o animal terá a impressão de que o domador estará sempre ao seu lado.O domador deve observar a orelha do animal que estiver para o centro do redondel.
Quando a mesma estiver virada para o domador,indicará que o animal estará respeitando a sua presença.
Ao se conseguir uma maior aproximação,inicia-se o contato físico com o animal pela testa e entre as orelhas,logo após coloca-se o buçal. Acariciando logo após Pescoço e Seus Membros.

Banho De Cordas

O intuito é que o cavalo perca todo o tipo de cócegas,relacionada principalmente ao material de manejo para laço.Inicialmente recomenda-se que use cordas longas para que o domador não se machuque com eventuais reações do animal.O primeiro passo é esfregar a corda por todo o corpo do cavalo,depois passar em todos os membros,tracionando pouco a pouco com o cuidado de não de causar reações e não haver possibilidade de assar ou ferir o animal.

Sensibilização

Puxando-o pelo buçal para um lado e para o outro,quando o animal ensaiar o primeiro passo,deve-se acariciá-lo e animá-lo.
É importante que se tenha presente que o cavalo deve ser dominado pela paciência,Persistência e repetição;
Uma vez que o cavalo esteja cabresteado,Procede-se a sensibilização do focinho,para que o mesmo fique domado de cabeça.Para tal,se pega pelo cabo(cedeira) do buçal e joga-se a cabeça do animal para um lado e para o outro,algumas vezes,em movimento limitados pelo curso do braço,até que o domador sinta que o cavalo ficou leve de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário